Sobre Nós

NOSSA HISTÓRIA
A ORTEGA AROMATIZADORES

Contar a ordem cronológica dos Difusores Pessoais é contar a história do caminho que percorremos para germinar na ideia, crescer no vento dos sonhos, nascer no mundo e continuar crescendo no mercado. Essa história passa por mim, Marco Ortega e constitui um trecho da minha própria história.

Eu vou contar para você a história dos Difusores Pessoais. São vinte anos de história que eu resumi em oito episódios.

Episódio I
Episódio II
Episódio III
Episódio IV
Episódio V
Episódio VI
Episódio VII
Episódio VIII
Episódio I

Um Campo Fértil

Um campo fértil para uma boa semente, assim germinaram os Difusores Pessoais.
Foi em 1998 que os Difusores Pessoais foram idealizados com a única exigência era que tivesse um valor agregado com o qual houvesse ganho como crescimento pessoal aos participantes do processo de elaboração e comercialização dos Difusores Pessoais.

Episódio II

Episódio da Flor

Quando se pergunta sobre criatividade, é possível explicar sobre o fluxo criativo espontâneo, que traz a energia às formas das esculturas escrever poemas ou tocar instrumentos musicais.

Assim como pode acontecer quando, num final de tarde em que se caminha pouco animado, repara-se numa flor caída ao chão, ergue-a e se sente o seu aroma suave mudando o seu estado de ânimo, então podendo atribuir à Aromaterapia, o aroma da flor que revigora o ânimo, agraciado pela experiência quase mística e então se entra no universo dos aromas.

 

Episódio III

O Propósito

A partir desta experiência fortaleço meu propósito, e revigorado agrego a nobre arte da Aromaterapia à ideia de atuar exclusivamente com o comércio na Arte da Aromaterapia.

Esse propósito seria o estopim da motivação para migrar a um outro estilo de vida e deixar de vez o antigo estilo de artista nômade “hippie” como muitos gostavam de me chamar quando eu viajava pelas estradas do Brasil.

Me estabilizei em São Paulo, e assumi a posição de representante comercial. Não atuava mais com qualquer tipo de artefato artístico, minha única relação com a arte era de forma indireta e discreta, divulgando a nobre Arte da Aromaterapia.
Passo a vender óleos essências como única atividade de negócio.

Episódio IV

Concepção dos Aromatizadores Pessoais

Por conta do meu respeito ao próximo, fui em busca do que existia de mais sofisticado ao meu alcance, para me certificar que realmente estaria vendendo óleos essências de qualidade e em parceria com profissionais de confiança.

Nesta busca, encontrei pessoas dispostas a ajudar, como o Instituto de Agronomia de Campinas e UNICAMP.
Foi nesse momento que tive as minhas mais ricas experiências na área da Aromaterapia, tanto em conteúdo científico quanto em depoimentos.

Me aprofundei em óleos essências, e entendi a influência que eles exercem nas circuitarias cerebrais através do contato com os cílios olfativos através da inalação, e quanto estas estruturas moleculares são sensíveis à luz e ao calor.

A criatividade se desenvolve através da necessidade e do desapego aos velhos padrões.
A partir desse princípio, foram criados os Difusores Pessoais.

Episódio V

Advento dos Difusores Pessoais

Na época em que eu comercializava os óleos essências, não havia muitas opções de como usá-los. Em especial nas práticas psicoterapêuticas, a Aromaterapia era aplicada dispersando o óleo essencial no ambiente, hoje conhecidos como difusores de vela ou de ambiente, mas essa prática podia ocasionar um desarranjo molecular nos óleos essências.

A criação dos Difusores Pessoais se dá pelo fato de poder usar mesmo estando afastados de nossa zona de conforto.

As perguntas são janelas para a criatividade. Pergunta: Como usar a Aromaterapia em momentos que causam estresse excessivo, de modo a amenizar o desconforto e gerar mais confiança e eficácia. Pergunta: Como carregar os óleos essências nos melhores momentos de nossas vidas? Pergunta: Como carregar uma pequena quantidade de óleo essencial próximo ao sistema olfatório, em todos os lugares, por tempo integral, de maneira acessível, discreta e com eficiência?

Questões como estas me desafiaram a encontrar uma solução útil e acessível para atender essas necessidades. Quanto mais gente eu imaginava se beneficiando com os Difusores Pessoais, mais motivado eu ficava. E até hoje é assim. ​

Episódio VI

Nascimento dos Difusores Pessoais

A venda dos óleos essências já não eram mais prioridades, minha atenção voltava-se para a criação dos Difusores Pessoais.
Buscava ardentemente por uma solução para tornar a Aromaterapia mais acessível e prática. A arte com seu apelo criativo novamente pulsava dentro de mim, eu já não me preocupava mais em vender nem em comprar, meu foco passou ser a criação dessa solução.
A principal questão era qual material usar para transportar os óleos essenciais, a fim de preservar suas qualidades.
Após pesquisa minuciosa, a cerâmica foi eleita como a melhor opção por ser resistente aos agentes químicos, resistente ao impacto, por não oxidar e por sua beleza e charme.
Foi necessário enfrentar mais um o desafio, desenvolver a arte da cerâmica.
Nasce enfim os Difusores Pessoais vestidos em cerâmica. ​

Episódio VII

Pai Solteiro

Via-me como um pai solteiro.Dias difíceis seguiram, desenvolver o produto em cerâmica, entender o mercado, as questões jurídicas, financeiras e trabalhistas, atender ao mercado, um tsunami de novidades, e tudo me soava como linguagem estrangeira.

Os Difusores Pessoais encontravam suas madrinhas e seus padrinhos.

O primeiro impulso para lançá-los no mercado foi em 19xx, quando estive num simpósio de Aromaterapia e conheci Sandra Spiri. Ela convidou-me a deixar os Difusores Pessoais em exposição em seu estande, numa feira de negócios. A aceitação do público foi enorme, logo todas as peças haviam sido vendidas.

A partir deste ponto, outras empresas importantes foram aderindo aos Difusores Pessoais, como Bio Essência, Aromalife, Phythoterapica, Laszlo Aromaterapia, Terra Flor.

Outra madrinha importante foi a Katie, que acreditou nos Difusores Pessoais e, com muita persistência, através da Young Living (empresa americana de óleos essências) espalhou os Difusores Pessoais pelos EUA e por boa parte do planeta.

Nesta fase, os Difusores Pessoais atingem sua juventude.

Episódio VIII

Alcançando a Maturidade

Em 2015, a empresa Ortega Difusores toma uma formato mais profissional, buscando se especializar estrategicamente no mercado, para poder expandir e propagar ainda mais a distribuição dos Difusores Pessoais para o Brasil e para o mundo!

Agora juntos, na Ortega Aromatizadores, somamos nossas habilidades, conhecimentos e esforços para continuar produzindo os melhores Produtos Aromaterápicos para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios da Aromaterapia em todos os lugares por tempo integral.